Taça de Portugal xco Torres Vedras
Foi no passado domingo dia 27/03/11 que se realizou a primeira prova da taça de Portugal de xco. Uma prova que consistia em fazer uma grande parte da pista com a bike as costas devido ao barro que acumulava nos pneus e impossibilitava a 1em cima da bike. Logo na primeira subida tive problemas com a bike tendo de sistematicamente parar pois o pneu traseiro estava a perder ar. Os elites tinham de dar 6 voltas o que para mim n foi possível por consequência a todos os problemas técnicos a que fui sujeito acabei por ser dubrado. Mas melhores dias viram e para a semana la estamos nos em Povoa de Lanhoso.
XCO Internacional vale de rans
Foi neste domingo dia 13-3-11 que se deu o troféu internacional de vale de rans. Uma pista com 4.6 km tendo os elites de dar 5 voltas fazendo o primeiro classificado de elites um tempo de 1:04 h. Com um arranque onde se avistava uma boa subida logo de inicio lá começamos esta prova que iria ser bastante competitiva visto que iríamos ter a presença das maiores figuras nacionais no Btt. A prova consistia com um arranque com uma pequena subida ate a zona de abastecimento continuando de seguida com uma valente subida de paralelo onde dava para por em teste a capacidade física dos atletas. Depois da subida de paralelo tínhamos a continuação em terra com uma parte de pedra solta para subir. Depois de ter as partes de subida feitas passávamos para as partes de descida onde tínhamos uma zona muito boa para curtir descida com algumas pedras entrando de seguida numa parte mais plana e em vinhas onde o terreno se encontrava bastante preso. Acabada a prova após 1:17 ficando na 25º posição em elites e sem nenhuma queda que é bastante positivo levo uma impressão bastante boa desta prova e claro mais experiencia por correr em elites.
Com um arranque bastante atribulado devido a um enganos por parte do grupo da frente onde eu e encontrava que acabou por originar uma queda minha, lá demos inicio a esta fantástica prova com uma paisagem 5* e um percurso dignos de se repetir. Nos primeiros quilómetros com um constante sobe e desce a conquista do grupo da frente que nos entretanto avançou quando ouve aquele pequeno engano de inicio. De seguida entramos uma dolorosa subida que soube bastante bem de se fazer, passando de a divisória dos 40km para os 80km. Nos 40km andava-mos bastante tempo em plano com pequenos topos e bastante vento de frente. Começando a descer aquela fantástica serra em direcção a povoação por uns trilhos que dava para aplicar as capacidades técnicas de cada atleta. Chagado a povoação tive de abrandar o ritmo pois a bicicleta estava a fazer um barulho fora do normal e com medo que esta pudesse não chegar ao fim optei por não apertar muito. Chegado ao local de partida na 2º posição, com um balanço bastante positivo desta prova.
Xco Tregosa
Avistava-se uma prova bastante interessante com a presença de várias figuras de referência nacional. Com um arranque bastante poderoso por parte do grupo da frente lá entramos todos em pista tendo nas elites de dar um total de 7 voltas ao circuito. Quanto a características do percurso era bastante agradável de o fazer tendo uns trilhos 5* para a prática da modalidade. Acabadas as 7 voltas fiquei em pela 13ª posição ficando Mário Costa, Jacinto Fiuza e Ruben Almeida em 1º, 2º e 3º respectivamente.
2º XCR A.R. NOVELENSE
Um arranque bastante atribulado para mim pois acontece que cheguei o local da partida mesmo em cima da hora. Sem aquecer e sem fazer o reconhecimento do percurso lá começaram as 3 longas horas que se avistavam a minha frente. A 1ª volta foi complicada pois não conhecia o percurso e havia uma grande confusão com os outros participantes no percurso, depois lá se foi compondo e tudo estava a correr bem até que reparei que o cleat da sapatilha esquerda estava desapertado o que levou a uma paragem na assistência ao fim de +- 1 h de prova. No final de 3h e 2 min chego a meta acabando assim em na 4º posição a apenas uns escassos segundos do 3º.
1º BTT Rota de S. Tiago:Uma prova que teve lugar na aldeia da Pocariça (Cantanhede), esta estava dividida em 2 distancias (40km e 65km) inscrevendo-me eu na distancia dos 65km. Arrancando na linha da frente deram ordem de partida onde eu consegui colocar-me na frente da corrida. A prova consistia em dar 3 voltas a um circuito de 22km. Após uma primeira volta mais forte para tentar separar o grupo observo que esta prova simplesmente não tinha subidas. Passando na 1ª posição na 1ª volta reparo durante a 2ª volta que a minha roda de trás tinha perdido ar mas não podia parar porque se não perdia a frente da corrida sendo muito difícil voltar a apanhá-los, sendo assim com muito esforço consegui manter o ritmo mesmo com o pneu meio vazio. No final da 3ª volta entrei na 1ª posição para o sprint final em que acabei por descer para a 3ª posição pois sprintar com o pneu meio vazio não dá muito jeito, acabamos a prova com uma média de 30.5km/h o que é bastante bom para apanhar ritmo.
Tribike:
Uma prova particularmente diferente de todas as outras que até a date tinha participado, teve lugar na Lousã uma fantástica região para praticar a modalidade de ciclismo em geral. Pois esta consistia numa prova em que englobava a modalidade xco com estrada e com downhill. Esta prova poderia ser feita a solo em que o concorrente trocava de bike no fim de cada etapa ou por equipas de 3 que foi como eu participei. A minha equipa era eu na modalidade de xco, David Vaz na modalidade de estrada e João Vigario na modalidade de downhill. Quanto ao percurso de xco que foi o que eu fiz, era bastante bonito e agradável de se fazer. Arrancando na linha da frente ao lado do meu colega Ruben Almeida arrancamos nesta aventura, indo eu e Ruben na frente da corrida após completar ½ volta tive um problema técnico que me impossibilitava a continuidade na corrida. Indo muito desanimado ate a meta e após estar um certo tempo na meta a perguntar a mim mesmo o porque de me ter acontecido aquilo João Vigario arranjou maneira de me emprestarem uma bike para eu continuar a correr. Finalizando assim as 4 voltas ao percurso e passando a abraçadeira a David Vaz este fez uma fantástica prova e ainda conseguiu alcançar a 3ª posição a geral e 2º por equipas logo atrás de Ruben Almeida que fazia uma grandiosa prova a solo. Recebendo João Vigario a abraçadeira conseguiu manter a posição em que chegou David Vaz ao alto da serra conseguindo assim a nossa equipa subir ao pódio.